FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Uma forma
inteligente de investir
em imóveis.

Comprar um imóvel ou investir no mercado financeiro? Agora você pode escolher os dois.

Abra sua conta. É grátis
Fundos Imobiliários

O INVESTIMENTO PREFERIDO DO BRASILEIRO, SEM BUROCRACIA

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é o instrumento mais eficiente para qualquer tipo de investidor que deseja ter acesso ao investimento em negócios de base imobiliária, de maneira fácil, rápida e com pouco recurso. Os FIIs são constituídos como “condomínios fechados”. São divididos em cotas que, uma vez adquiridas, não podem ser resgatadas, assim como ações de empresas, que devem ser negociadas no ambiente da Bolsa ou Balcão Organizado, assim como exatamente são negociadas ações de empresas. O patrimônio de um fundo imobiliário pode ser composto de imóveis comerciais, residenciais, rurais ou urbanos, construídos ou em construção, para posterior alienação, locação ou arrendamento.

Podem participar do patrimônio de um fundo, um ou mais imóveis, parte de imóveis e direitos a eles relativos. Foram criados em junho de 1993 pela Lei 8.668 e regulamentados pela CVM em janeiro do ano seguinte através das Instruções nºs. 205 e 206. Os FIIs são Negociados através de quotas, que representam o valor mobiliário do fundo. Através da plataforma de negociação de uma corretora, em segundos, é possível adquirir cotas que representem uma fração de um edifício comercial e receber mensalmente o lucro referente ao aluguel, por exemplo. O investimento em Fundos Imobiliários funciona como se fosse em um imóvel físico, porém sem nenhuma burocracia e ainda oferece mais uma série de vantagens que são detalhadas abaixo.

PRINCIPAIS VANTAGENS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Igualmente ao alugar-se um imóvel, investindo em FIIs, o investidor obtém renda mensalmente da receita gerada pelo pagamento do aluguel. Além da renda mensal, o investidor pode obter lucro no momento da venda, caso as cotas se valorizem.
Os investidores podem comprar FIIs como uma ação de uma empresa pelo homebroker, e em minutos podem ficar donos de uma fração de um empreendimento, por exemplo.
Comparativamente à aquisição direta em imóveis, o investidor de FII não terá gastos com ITBI, taxas de certidões, reconhecimentos de firma, cópia de documentos, escritura, registro, comissão de imobiliária, entre outros, o que normalmente fica em torno de 5% do valor do imóvel.
Normalmente os contratos de um imóvel são corrigidos anualmente pela inflação. Apesar da possibilidade de vacância, o investidor tende a ter a inflação compensada no longo prazo.
Isenção de IR sobre os rendimentos mensais recebidos pelos cotistas pessoas físicas (A remuneração é isenta de Imposto de Renda caso o fundo que seja negociado na Bolsa, tenha, no mínimo, 50 cotistas e o investidor detenha até 10% das cotas emitidas pelo fundo.), ao contrário da tributação incidente em aluguéis recebidos pelo detentor de um imóvel – IR com alíquota progressiva de 0% até 27,5%.
Possibilita a compra ou venda de quotas por unidade, ou seja, o investidor poderá colocar suas ordens de compra de acordo com sua disponibilidade, ou sua ordem de venda, de acordo com sua necessidade financeira.
A nossa história mostra que o investimento em imóveis, atravessou bem os períodos que marcaram os desastrosos planos econonômicos e hiperinflação. Não existe nenhum investimento seguro, mas podemos considerar que o investimento FIIs é muito mais conservador, do que ao investimento em ações de empresas
Possibilita a qualquer investidor, independente do porte, investir em empreendimentos imobiliários de alta qualidade, através da compra de quotas, tantas quantas sua disponibilidade financeira permitir.

O investidor pode compor sua carteira com quotas de vários Fundos, atuantes em segmentos diversos, como shoppings, indústria, logística, hotéis, imóveis comerciais ou residenciais, etc. O risco de inadimplência ou vacância também fica pulverizado entre os diferentes locatários. Além disso, o investidor tem a oportunidade de acessar empreendimentos em diversas localidades e mitigar fatores regionais.

Como as quotas são negociadas no ambiente Bovespa e tem a visualização de todo o mercado financeiro, possibilita-se uma negociação pelo melhor preço no momento.
Dado o perfil mais conservador, investimento em FIIs pode ser uma excelente alternativa para aposentadoria.
O investidor não precisa se preocupar com a administração dos imóveis, com cobrança e renovação de contratos, manutenção, recolhimento de impostos, entre outros. Todas essas tarefas serão desempenhadas pelo administrador do fundo, profissional de mercado e sob a responsabilidade de uma instituição financeira.

Invista no amanhã

Falta pouco para você começar a investir. Preencha seu cadastro em apenas 2 minutos